No escritório, em geral, todo
funcionário que tem uma extensão telefônica em sua mesa, deve ter em mente
“normas” quanto ao atendimento das ligações.
Quem não pode atendê-las, é de bom tom avisar ao responsável por
transferi-las. E ao sair da sala, a
pessoa deve avisar aonde vai.
Para quem for atender ao telefone,
vejam regras importantes para ajudar na imagem da empresa
1 – Procure atender as ligações até a segunda chamada. Diga o nome da empresa,
acompanhado de uma saudação e identifique-se, para que não seja necessário que
o cliente pergunte quem está falando.
2 - “Não basta transferir a chamada na esperança de que
tenha sucesso. Até a chamada ser atendida pelo destinatário final a
responsabilidade pelo atendimento continua a ser da pessoa”.
3 – Ao receber uma transferência de ligação, a pessoa deve informar-se sobre
o assunto: “fulano, bom dia ou boa tarde, sobre sua solicitação a resposta é a
seguinte...”. Se necessário, solicite informações complementares, mas nunca
pergunte qual o assunto ao cliente, para que ele não precise repetir, caso já
tenha falado à pessoa que o atendeu antes.
4 – O fato de um cliente procurar a empresa para manifestar
descontentamento, por qualquer razão, não deve ser motivo de aborrecimento.
Veja com satisfação e diga: “que bom que o Senhor(a) ligou, estamos aqui para
isso mesmo”. O cliente liga porque tem relação com a empresa, ainda que ele
esteja irritado ou insatisfeito. A existência das empresas é justamente para
buscar soluções para os problemas dos clientes.
5 – Nunca se esqueça: Cada profissional que atende ao telefone passa
a ser a própria EMPRESA perante o cliente. Não deve, assim, eximir-se de
responsabilidade pelo atendimento perante o cliente e perante a empresa.
7 – Ouça com atenção sempre que
atender ao telefone. Não transmita
obrigação pelo atendimento. Talvez, a falta de interesse no assunto seja o
maior problema de quem fala agressivamente ao telefone. Mantenha um sorriso nos
lábios que dará um tom de simpatia ao atendimento.
8 – Ninguém é obrigado a dizer
sempre SIM, embora seja necessário um mínimo de concordância com o interlocutor
(a) para se estabelecer um diálogo produtivo. É preferível dizer: “concordo em
parte, do que discordo com o Sr (a)”. Se necessário, peça desculpas. É melhor
que a pessoa desabafe se, for o caso, com a empresa do que incluí-la entre os
motivos de desabafo em público.
9 – Ao atender ao telefone, volte sua atenção integralmente para o
interlocutor (a), que não precisa ouvir nenhum rabicho de conversa antes de
ser atendido. Caso necessário, peça para aguardar um pouco, mas nunca mais que 20 segundos.
10 – A administração deve sempre ser
informada sobre qualquer problema referente ao atendimento telefônico para
providenciar solução. Os recados também devem ser anotados com o maior número
de informações possíveis.
Lembre-se:
O que o cliente espera é atenção. Afinal, ninguém é obrigado a ter solução, na ponta da língua,
para todos os problemas.
(www.holomatica.com.br)
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