segunda-feira, 16 de junho de 2014

Um dia de labuta



Entrosamento entre todas as pessoas garante o sucesso da comunicação e dos resultados nas organizações (Torquato).
Um dia de labuta

 "Gilberto era zelador de uma grande empresa e atendia diretamente à Diretoria. Certo dia, ao chegar ao escritório, o diretor financeiro encontrou Gilberto e o cumprimentou:...
– Bom dia, Gilberto, chegou cedo... Já na labuta?
Gilberto, com a vassoura na mão, parou, ficou sério e respondeu:
– Eu não faço essas coisas, não. Não é porque o senhor é diretor que pode xingar a gente!
Surpreso, o diretor afirmou:
– Mas labuta é trabalho.
E Gilberto prosseguiu com sua indignação:
– Agora, não adianta disfarçar.
O zelador não perdeu tempo e pediu transferência da Diretoria, dizendo a todos que o diretor financeiro da empresa xingava todo mundo".
 
A má escolha e o uso inadequado de uma palavra gerou o problema de incompreensão entre os seguintes elementos do processo de comunicação: emissor e receptor. 
 
Adequação é imprescindível na comunicação, seja ela dentro ou fora das organizações. O emissor (o que fala) deve se preocupar com o público alvo (a quem se fala), procurar meios de se comunicar e as palavras adequadas para se fazer entender.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário