Iniciativa
É a qualidade que distingue o
funcionário notável do medíocre
*Maria
de Lima
A falta de iniciativa é um dos grandes obstáculos ao desenvolvimento profissional. O funcionário que faz só o que lhe é exigido se aproveita do trabalho alheio ou adota a lei do mínimo esforço, tem poucas chances de avançar na carreira. A empresa não é instituição de caridade. Hoje, mais que nunca, ela precisa superar seus limites continuamente para oferecer bons serviços a seus consumidores e jamais conseguirá isso com uma equipe sem iniciativa.
A iniciativa é a qualidade que diferencia um
funcionário ativo, notável, com visão empreendedora, do medíocre. E esse
último, que geralmente espera ser carregado pelos outros, é muito mais comum
nas organizações do que se imagina. Conheço muitos deles e aposto que você
também o reconhece em seu meio. Essas pessoas estão equivocadas. A velha
manobra de trabalhar "conforme o salário" não leva ninguém a lugar
nenhum.
Às vezes, o preguiçoso ainda se acha esperto
e pensa que seu colega, com iniciativa, é um idiota. No entanto, o indivíduo
que se dedica às suas tarefas o mínimo possível pode até obter benefícios
provisórios, mas a longo prazo será o mais prejudicado. Esse princípio vale
para todos: do office-boy ao superintendente.
Manter a iniciativa exige resolução e isso
logicamente aumenta o risco de se cometer erros. Mas é melhor errar buscando
melhorias para o trabalho, que fazer a mesma atividade, todos os dias, como se
fosse uma máquina.
Além disso, quem tem iniciativa pode ser
rejeitado pelos colegas. Isso porque, no geral, as pessoas nivelam a qualidade
de seu trabalho por baixo e esperam que todos façam o mesmo para que sua
mediocridade não apareça. Quem é realizador pode ser considerado puxa-saco.
Para o consultor americano Bob Nelson,
especialista em motivação, o maior erro que um funcionário pode cometer é
pensar que trabalha para alguém. "Você pode ter um chefe, receber o
pagamento de determinada empresa, mas você é o mestre de seu próprio destino. É você
que decide que potencial alcançar em sua careira, o que você realizar em sua
vida. Todos os dias você tem chance de exceder-se, de ser excepcional. Tudo
isso vem da iniciativa", diz.
Mensagem a Garcia
O ensaio Mensagem a Garcia, do filósofo
Elbert Hubbard, é uma lição clássica de iniciativa. Hubbard conta que, durante
a guerra entre os Estados Unidos e a Espanha, o presidente MacKinley precisava
se comunicar com o general revolucionário cubano Calixco Garcia. MacKinley
procurava alguém que pudesse levar uma carta a Garcia. Ninguém sabia exatamente
do paradeiro do general. Sabia-se apenas que ele estava escondido nas montanhas
de Cuba. O soldado Andrew Summers Rowan foi recomendado para a tarefa. Rowan
recebeu a carta e sem fazer uma só pergunta tratou de cumprir sua missão.
Atravessou o mar, cruzou o sertão de Cuba e em menos de quatro semanas entregou
a mensagem ao destinatário.
Embora seja um texto de 100 anos atrás,
Mensagem a Garcia, um fenômeno editorial que já vendeu mais de 40 milhões de
cópias, trata com muita propriedade da excelência profissional e da capacidade
de liderança, qualidades indispensáveis no mundo de trabalho moderno.
Esclarecendo
Melhor
O que significa exatamente ter
iniciativa? Quais as principais características desse profissional?
Iniciativa é a capacidade que todos nós temos de
criar, iniciar projetos e conceber novas ideias, significa tomar uma decisão desafiadora, mas tomá-la em
primeiro lugar. Ao contrário do que se pensa, ter iniciativa não é tão simples
nem tão complexo. Ver o que todos veem, perceber o que quase ninguém percebeu e agir com antecedência, na
confiança de um resultado, que o futuro trará, não é uma ciência exata, mas é
uma habilidade que podemos desenvolver com o tempo. As principais
características de um profissional de iniciativa é o saber anunciar, divulgar e
tomar à frente uma ideia, não ser seguidor, mas líder, protagonista. Um profissional de
iniciativa é antes de tudo sinônimo de ousadia, coragem e determinação.
Qual é a essência da iniciativa?
A essência da iniciativa é entrar em ação, ou seja,
fazer o diferencial agora! Iniciativa requer coragem e disposição. A iniciativa
representa a capacidade de identificar e buscar oportunidades. Está associada
ao comportamento proativo, e, por conseguinte, em oposição imediata à hesitação e à
procrastinação.
Quais os benefícios da tomada de
iniciativa no mercado de trabalho?
O profissional dotado de iniciativa antecipa-se aos
fatos, realizando atividades antes de ser solicitado ou forçado pelas circunstâncias
e conjuga os verbos “fazer”,
“agir” e “executar”. Aproveita situações conjunturais para atender rapidamente
novas demandas ou nichos. Surpreende, empolga, contagia e encanta.
O que diferencia um funcionário ativo,
notável, com visão empreendedora e de muita iniciativa do funcionário medíocre?
Para se sobressair no atual mercado de trabalho, o
profissional deve fazer o que precisa ser feito, mesmo sem ser solicitado,
resolver problemas em vez de criá-los, ignorá-los ou de transferi-los para os outros,
ter a qualidade do seu trabalho como marca registrada; correr riscos e se
dedicar como se fosse dono do negócio.
Qual o grande inimigo da iniciativa?
A hesitação e a procrastinação. As pessoas precisam
combater a hesitação e a procrastinação, estes inimigos sorrateiros que nos
fazem adiar projetos, interromper a leitura de um livro, cancelar
investimentos, protelar decisões. Ao combatê-los eliminamos as síndromes do
'quase' e “quando”.
Porém, não basta apenas vencer a hesitação e tomar
a iniciativa. O verdadeiro empreendedor sabe que, sem “acabativa”, um neologismo cada vez mais aceito,
para identificar a capacidade de concluir tarefas iniciadas, não há sucesso.
Por isso, cultive a coragem e ousadia. Coragem para refletir e se
conscientizar. Coragem para ter o coração e a mente aberta para internalizar o
autoconhecimento adquirido. Ousadia para inovar e apostar, mesmo correndo
riscos.
É possível uma pessoa tímida que
geralmente segue os outros se tornar uma pessoa de iniciativa? Como desenvolver
essa característica?
Claro que é possível. Tudo depende do desejo dessas
pessoas de serem percebidas como especiais e terem um ímpeto de mudança. As
pessoas precisam iniciar as mudanças que fortalecerão seus ideais, mesmo que
esses resultados demorem um pouco para aparecer. Para desenvolver essa
característica é preciso agir feito um dínamo, cheio de energia e lutar por
suas conquistas. Quando lembramos as histórias de algumas personalidades como
Zilda Arns, Madre Tereza de Calcutá e Mahatma Ghandi, visualizamos figuras
célebres, de grande coração, que viveram existências extraordinárias, porém,
esquecemos que eles, assim como nós, começaram em algum lugar, perderam sua
timidez, dando o primeiro passo, enfrentaram seus medos, receios e não
aceitaram os limites alheios. Esse mérito deve-se ao poder da iniciativa.
O que pode acontecer quando temos a
iniciativa, criatividade e planejamento juntos?
O somatório dos três resulta na inovação. Criatividade sem proatividade não passa de um monte de ideias que podem ou não ser úteis.
Proatividade sem criatividade resultará em mudança de pouco ou curto impacto.
Mudanças que valem a pena começam com uma dose de criatividade. A estas mudanças dá-se o nome de
inovação. É preciso ousar. Com as chaves da iniciativa você abre as portas da
proatividade, pois a iniciativa representa a capacidade de identificar e buscar
oportunidades.
O mercado procura que tipo de profissional?
Em todas as profissões é necessário o conhecimento
e o poder da iniciativa. A pessoa, para ter sucesso, precisa ter iniciativa,
ousadia e criatividade. O mercado busca profissionais dotados de iniciativa.
Pessoas que não tenham medo de se expor, de ir para a berlinda, de se submeter
ao julgamento, e não de profissionais que prefiram um temporário receio
estratégico para ver primeiro o que vai dar certo, para depois agir, entrar em
ação. Imagine então, um profissional com uma grande capacidade técnica, mas sem
iniciativa. Ele nunca chegará a lugar nenhum. A iniciativa é uma das competências a serem desenvolvidas e praticadas
em sua trajetória pela superação.
Então:
* Faça o que precisa ser feito, mesmo sem ser
solicitado.
*Resolva problemas em vez de criá-los,
ignorá-los ou de transferi-los para os outros.
*Tenha a qualidade do seu trabalho como marca
registrada.
*Corra risco e se dedique como se fosse o
dono do negócio.
Você só terá a ganhar!
*Indicação
de vídeo: “Mesmo sendo empregado pense
como patrão”, do Daniel Godri
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