Diferença entre DP e RH
Recentemente trabalhei em uma empresa como Gestora de RH,
mas frequentemente era solicitada com tarefas do Departamento de Pessoal.
Já repararam como essas duas áreas ainda se confundem nos
dias de hoje? Então para desmistificar, vejamos a diferença:
Departamento de Pessoal ou Gestão da Administração de
Pessoal
Área responsável por cumprir aspectos legais da empresa no que diz respeito à saúde ocupacional e financeira do grupo de funcionários. Para atuação nesta área é preciso conhecer os seguintes processos:
- Administração da Folha de Pagamento (admissão, salário, gratificações,
descontos, hora-extra, encargos, impostos, rescisão, homologação)
- Plano de Benefícios (saúde, transporte, alimentação, vida)
- Plano de Férias (programação, divisão, abono)
- Negociação Sindical (acordo coletivo de trabalho, assembléias, atas, registros)
- Plano de Benefícios (saúde, transporte, alimentação, vida)
- Plano de Férias (programação, divisão, abono)
- Negociação Sindical (acordo coletivo de trabalho, assembléias, atas, registros)
Recursos Humanos ou Gestão de Pessoas
Área responsável pelo desenvolvimento de carreira do grupo de funcionários e aprimoramento contínuo do capital intelectual da empresa. Para atuação nesta área é preciso conhecer os seguintes processos:
- Cargos & Salários (descrição das atividades, perfil, grau salarial, estrutura organizacional)
- Captação de Talentos (levantamento de requisitos para abertura de vagas, busca, seleção e indicação de candidatos, elaboração de laudos)
- Desenvolvimento (alinhamento estratégico, capacitações internas e externas, preparação de competencias técnicas e comportamentais, criação de universidade corporativa, pesquisa de clima)
- Avaliação de Resultados (avaliação de desempenho e metas, plano de carreira e desenvolvimento)
- Endomarketing (comunicação interna, campanhas de responsabilidade socioambiental, valorização da saúde física e mental)
Resumindo:
As rotinas de DP estão relacionadas a
remuneração, benefícios e processos burocráticos da própria gestão das leis
trabalhistas na empresa.
Quem tem a função de treinar, capacitar, mensurar resultado, novamente reciclar, desenvolver ações de retenção de talentos, recrutar e gerenciar diferentes perfis comportamentais, é o profissional de RH, ou de Gestão de Pessoas.
Quem tem a função de treinar, capacitar, mensurar resultado, novamente reciclar, desenvolver ações de retenção de talentos, recrutar e gerenciar diferentes perfis comportamentais, é o profissional de RH, ou de Gestão de Pessoas.
De posse destas informações, pense bem como sua estrutura de administração ou gestão de pessoas pode ter um melhor funcionamento. Definindo as responsabilidades de cada área é possível ter maior índice de assertividade na busca, desenvolvimento e resultados dos profissionais que atuam no respectivos processos.
No período em que o Brasil se encontra, o papel do RH é fundamental para que as
empresas se diferenciem e mantenham um bom nível de serviço.
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