sábado, 14 de julho de 2012

Falando de Psicologia


Muitos, quando ouvem falar em Psicologia, logo vêm à imagem daquele cara no consultório sentado e calado ouvindo o paciente que está deitado num divã lamentando da vida, como a mídia mostra nas novelas. Outros ainda acham que Psicologia é “coisa para maluco”, e resistem quando são encaminhados para uma psicoterapia.
Mas a final, o que é Psicologia?

Definição: ciência que estuda os fenômenos da consciência. Seu fundador foi Wilhelm Wundt.
Já a Psicanálise de Freud e seus seguidores estuda o inconsciente.

Geralmente, o que se mostra na mídia é a Psicanálise. Mas a Psicologia Clínica ou psicoterapia pode ser realizada por diversas abordagens, dentre elas a Humanista, Existencial Humanista, Gestalt Terapia, Sistêmica, Terapia Cognitiva Comportamental, enfim, de acordo com a abordagem escolhida, o terapeuta tenta fornecer uma experiência interpessoal ao seu paciente/cliente a fim de levá-lo a uma autonomia para gerenciar seus problemas da vida pessoal, social e interpessoal e a aprender a fazer suas próprias escolhas. Alem da terapia Individual há também a terapia de Grupo, Casal e Família.

Tipos e formas de atendimentos clínicos

Psicoterapia Individual: visa trabalhar conflitos e problemas de ordem emocional, na qual terapeuta e cliente buscam junto aprender sobre o seu funcionamento individual, seus mecanismos e ações, através de relatos e observações.

Psicoterapia em Grupo: interação em grupo, para facilitar a percepção do outro e como se relaciona.
Psicoterapia para Crianças: diferente do atendimento adulto, uma vez que nessa fase a manifestação do conflito aparece de forma diferente. É um trabalho Ludoterápicos, ou seja, envolvem brincadeiras e materiais diversos para facilitar a compreensão do universo infantil.

Psicoterapia para Adolescentes: é um atendimento que se caracteriza pelo intermédio do atendimento adulto e do infantil; tem certo aspecto lúdico, mas também se faz através da fala, levantando questões típicas dessa fase. A adolescência é uma fase de muitas mudanças e transformações físicas e emocionais. Apresentando uma maior fragilidade, às vezes surgindo à necessidade de um facilitador para o bom andamento do desenvolvimento.

Orientação de Pais: visa facilitar a psicoterapia infantil e adolescente, objetivando o auxilio aos pais em uma reflexão sobre a dinâmica familiar. Ocorrem simultaneamente.

Orientação Profissional/Vocacional: visa auxiliar uma escolha mais coerente a sua personalidade e ao seu estilo de vida. Através de instrumentos psicológicos, da compreensão dos desejos, das aptidões, da família e da sociedade.

Psicoterapia de Casal ou Familiar: facilitador para a comunicação e para quebra de padrões e comportamentos rígidos, que geram consequências indesejáveis.

Psicoterapia para Terceira idade: visa criar um ambiente adequado de aceitação e compreensão dos sentimentos e pensamentos, como das dificuldades e problemas encontrados nessa fase. Buscando criar condições para que a pessoa sinta que viver vale a pena e que a realização pessoal pode chegar a qualquer momento da vida de qualquer pessoa, é que ela própria é construtora dessa realização.

Atendimento em domicilio: visa o atendimento de pessoas, que por uma serie de fatores não tenha facilidade no acesso ao consultório. É um atendimento individual, que muitas vezes se estende aos familiares ou cuidadores.
Mas Psicologia não se resume ao consultório. Ela é muito ampla, abrange várias áreas de atuação.

  • Psicologia Escolar
  • Psicologia do Esporte
  • Psicologia Hospitalar
  • Psicologia Jurídica
  • Psicologia Organizacional
  • Psicologia Social
  • Psicologia do Transito

Nestas áreas o Psicólogo não faz psicoterapia e sim avaliações e orientações.
É Importante salientar que o Psicólogo estuda muito. Ele se especializa e está sempre buscando se atualizar. É uma ofensa muito grande para um Psicólogo ouvir que ele faz “papoteraria”.
“A Psicologia está onde o ser humano está”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário